Essencial para qualquer construção, o projeto arquitetônico é a materialização do espaço imaginado e idealizado. O principal objetivo da arquitetura é conciliar funcionalidade, estética, necessidades físicas, viabilidade econômica, tecnologia, cultura, contexto, entre outros em uma única edificação.
Inicialmente, para o desenvolvimento de um projeto, realiza-se um estudo de viabilidade (ou estudo preliminar) considerando todas as condições ambientais, climáticas, do terreno, do entorno, necessidades, normas e legislação vigente para atingir o resultado esperado pelo cliente.
No decorrer da criação e elaboração do projeto de arquitetura, revela-se muito importante investigar e determinar estratégias projetuais que proporcionem melhoria na qualidade de vida, conforto às pessoas e funcionalidade no ambiente, de forma eficiente com o menor impacto ambiental.
Além disso, com a integração do conhecimento técnico e planejamento do edifício, ainda em fase de projeto, é possível prever e mensurar o consumo de energia e as emissões de gás carbônico na fase de uso da edificação.
Dessa forma, a fase de projeto é o principal momento para intervenção no desempenho termoenergético do edifício, bem como minimizar custos com o consumo de energia.